latest Post

Na cozinha dos outros: Casa da Guripa


Senhoras e senhores, meninos e meninas,

Chegou a altura de mais um Na Cozinha dos Outros! (wohoooo) E estou muito entusiasmada por vos falar deste cantinho à beira-mar plantado!
Já andava para visitar a Casa da Guripa (referência à Guarita de vigilância costeira) desde que abriu no verão de 2016, mas tinha um pressentimento que a tinha de guardar para um almoço de fim de semana solarengo para aproveitar o melhor da experiência. E não é que tinha razão? ^^
Ao passarem pelos materiais de marketing da casa, apercebem-se que esta se anuncia como um cantinho de peixe e marisco da melhor qualidade (ou não estivesse plantado no bairro dos pescadores da praia de Angeiras!) com um twist moderno que apela tanto às famílias como aos mais jovens. E é mesmo assim que tudo acontece na Casa da Guripa.
Depois um longo e prezeroso passeio de bicicleta pela costa nortenha, paramos então para uns petiscos (aceitam reservas!). O entusiasmo já se fazia sentir só ao reparar na decoração moderna e, ao mesmo tempo, retro do espaço, mas foi ao subir para o 2º andar que fiquei rendida. As mesinhas brancas singelas, muitas encostadas às pequenas janelas que emolduram o mar lá fora, com pratos coloridos tornam o espaço muito acolhedor e simpático.
Mas vamos ao que realmente nos trouxe cá hoje, a comidinha! Optámos por um almoço de petiscos que se desviam um pouco do marisco tradicional (não vou muito à bola com o marisco), mas a oferta é muito grande: desde o tacho tradicional de arroz do mar, aos pratinhos com amêijoas à bulhão pato, polvo com molho verde ou peixe fresco grelhado. A carta também oferece alguns pratos de carne e opções vegetarianas.
Como entradas, estava na mesa um pratinho com bola de carne, tostinhas e paté de marisco com um ar irresistível e foi o que provamos.
Depois, com gula, atirámo-nos a um jarro de sangria branca que estava fenomenal! E começámos os petiscos com o que, para mim, foi a estrela da refeição... umas suculentas gambas em tempura servidas com molho agridoce. Em seguida, provamos peixinhos da horta à moda da casa com maionese e alcaparras e pataniscas de bacalhau como se querem: gordas e saborosas!
Costumo dizer que normalmente só são pedidas sobremesas e cafés nos locais onde somos bem servidos e só queremos prolongar a refeição... assim foi e não desiludiram nem um bocadinho. A tarte de limão merengada e o cheesecake de frutos vermelhos estavam muito bem confecionados, com sabores equilibrados e bem frescos.
No geral, fiquei rendida à Casa da Guripa. Toda a envolvência do espaço, a qualidade dos ingredientes, a simpatia do staff e a localização muito "Barriga cheia, pé na areia" vai me fazer voltar muito mais vezes. Um orgulhoso 4,5 na escala da annie's kitchen!
Preço médio: 45€ / 2 pessoas



PraiadeAngeiras

PraiadeAngeiras

PraiadeAngeiras

PraiadeAngeiras

PraiadeAngeiras

GambasemTempura

SangriaBranca

PeixinhosdaHorta

PataniscasdeBacalhau

PataniscasdeBacalhau

TartedeLimaoMerengada

CheesecakedeFrutosVermelhos
   

About Ana Moço

Ana Moço

0 comentários:

Publicar um comentário