latest Post

Bolo suspiro de chocolate


Amigos e amigas :D

Sejam muito bem-vindos à primeiríssima receita do blogue de 2017!! *uhuuuu, a plateia enlouquece*
Bem sei que ultimamente as receitas não têm sido abundantes por aqui, mas a verdade é que no meio de trabalho, encomendas e festejos natalícios, não vos conseguir dedicar o tempo que queria.
Ora, em jeito de miminho e compensação, achei por bem trazer uma receita em grande. Daquelas que se leva para um jantar de amigos e eles repetem até não conseguir comer mais. Daquelas que cruzam texturas que se desfazem na boca e enriquecem o espírito. Daquelas que podem adiantar no dia anterior e facilitar a vida no dia de seguir a sobremesa *oh yeah*. Ele é o BOLO SUSPIRO DE CHOCOLATE.
E perguntam vocês, chocaólicos de gema, tanto chocolate em tanta camada não enjoa? E a resposta, meus amigos, é um valente não! Na verdade, o creme para recheio é feito com chocolate negro 72% de cacau e o único componente que leva açúcar é o suspiro.
Acreditem em mim, vão ter de experimentar isto em casa!

Bolo suspiro de chocolate
@adaptado da linda Rita, La Dolce Rita

Para o suspiro:
- 6 claras a temperatura ambiente
- 350g de açúcar
- 3 colheres (sopa) de cacau

Pré-aquecer o forno a 100ºC e preparar 3 folhas de papel vegetal desenhando círculos de ~22cm de diâmetro com a ajuda de um prato.
Bater as claras até ficarem espumosas. Adicionar o açúcar aos poucos até obter um merengue firme. Envolver o cacau peneirado até obter uma cor homogénea.
Dividir e espalhar o merengue pelas 3 folhas de papel vegetal e levar ao forno em 3 tabuleiros durante 2h (a cada 40 min, mudar a posição dos tabuleiros para que os suspiros cozam igualmente). Deixar arrefecer completamente no forno (podem deixar os suspiros no forno de um dia para o outro).

Para o creme de chocolate negro:
- 200g de chocolate >70% cacau
- 400mL de natas´

Levar ao lume 200mL de natas começarem a borbulhar. Adicionar o chocolate em pedaços às natas e mexer até derreter completamente. Levar ao frigorífico até arrefecer.
Bater as restantes natas e envolver no creme previamente arrefecido. Levar ao frigorífico (podem deixar de um dia para o outro).

Para a cobertura(ganache):
- 100g de chocolate >70% cacau
- 50mL de natas
- 1 colher de café de manteiga

Levar as natas ao lume até começarem a borbulhar. Adicionar o chocolate em pedaços e manteiga e mexer até derreter completamente e obter um creme liso e sedoso. Deixar arrefecer.

Montagem:

  1. Num prato colocar um disco de suspiro e espalhar por cima metade do creme de chocolate;
  2. Colocar o 2º disco de suspiro e espalhar a outra metade do creme;
  3. Colocar o 3º disco de suspiro, cobrir com a ganache de chocolate e decorar a gosto (sugiro framboesas frescas ou frutos secos).


About Unknown

Unknown

0 comentários:

Enviar um comentário