latest Post

Bolo de abóbora com creme de canela

Pumpkin dream cake

Olá olá!

Eu não gosto muito de favoritismos no que diz respeito a bolos e sobremesas, mas tenho a afirmar que este senhor bolo que vos trago hoje é possivelmente o meu favorito.
Já o fiz algumas vezes, mas acho que ainda não tinha conseguido o equilíbrio perfeito entre o sabor intenso a abóbora com o creme de canela, que o complementa na perfeição. Confesso que andava a babar-me por ele desde o verão e quando chegou a altura de colher as abóboras (lindas, biológicas e oferecidas com muito carinho), foi inevitável. Posso até dizer que o seu sabor é indescritível, por isso, façam-me um favor e provem. Fica a promessa de um bolo que fica na memória de todos que o comem e que enaltece o seu ingrediente principal: a abóbora.

Bolo de abóbora com creme de canela
@adaptado de The Novice Chef

- 3 chávenas farinha sem fermento
- 1 1/2 colheres (chá) bicarbonato de sódio
- 1/2 colher (chá) sal
- 3/4 chávena manteiga amolecida
- 2 chávenas açúcar
- 3 ovos L
- 1 colher (chá) aroma de baunilha
- 1 chávena puré de abóbora bolina
- 1/4 chávena óleo
- 1 chávena leite

Começar por descascar e cortar cerca de 400-500g de abóbora bolina e cozer a vapor. (Opto por cozer a vapor num utensílio muito prático que vai ao microondas e assim retenho todas as vitaminas e minerais da abóbora. No entanto, podem cozer num tacho com água.) Triturar a abóbora até formar um puré homogéneo e deixar a arrefecer.
Pré-aquecer o forno a 150ºC e untar as formas com manteiga e polvilhar com farinha (usei uma forma de 14 cm e outra de 20 cm).
Num recipiente, juntar a farinha, o bicarbonato e o sal e reservar. Bater a manteiga com o açúcar, juntar os ovos 1 a 1 e juntar a baunilha, a abóbora e o óleo. Juntar à massa a mistura da farinha alternadamente com o leite até obter uma mistura homogénea. Cozer durante 30min ou até a massa estar seca (fazer o teste do palito). Retirar do forno e desenformar

Para o recheio/cobertura:
- 200g queijo creme
- 100g manteiga à temperatura ambiente
- 200g açúcar em pó
- 2 colheres (sopa) canela em pó
- 1 colher (chá) aroma de baunilha

Retirar o queijo-creme da embalagem, descartar o líquido e bater ligeiramente até homogeneizar. Adicionar a manteiga, colher a colher e voltar a bater. Juntar a canela, a baunilha e o açúcar em pó e bater cuidadosamente até atingir uma consistência adequada para barrar o bolo.

Montagem:
  1. Dividir os 2 bolos ao meio, ficando com 4 camadas (usar uma faca de serra ou um cake slicer);
  2. Colocar a camada inferior (de 20cm) numa base para bolos ou num prato e barrar com o recheio. Cobrir com a segunda camada de 20cm e cobrir ambas as camadas com mais creme. Alisar;
  3. Repetir separadamente o processo para o bolo de 14cm;
  4. Colocar o bolo mais pequeno sobre o bolo maior e decorar com amendoim caramelizado (a gosto);
  5. Levar ao frigorífico até servir.
Pumpkin dream cake

Pumpkin dream cake

Pumpkin dream cake

Pumpkin dream cake

About Unknown

Unknown

4 comentários: