latest Post

Quiche fit de cogumelos, bacon e cebola

Quiche fit de cogumelos, bacon e cebola

Olá olá :D 
Em primeiro lugar, tenho de vos pedir desculpa pelo tardar da receita, mas os últimos tempos têm sido tudo menos folgados e, com muita pena minha, tem sido complicado dedicar-me mais à partilha de receitas novas ^^ a boa notícia é que elas vão acontecendo aqui na cozinha e posso dizer-vos que não perdem pela demora :D
Esta receita é aquela que deve constar nos livros de todas as casas. A quiche surgiu na Alemanha (de seu nome kuchen - bolo) e é tradicionalmente uma tarte de ovos, natas e os mais variados recheios. A versão que vos vou apresentar é uma versão mais fit (receita gentilmente cedida pela amiga Marisa do Dentes&Doces), na qual as natas passam a leite magro e a base é uma massinha caseira com muito menos gordura do que a massa folhada de compra (que também se pode usar). Pode ser servida quente, fria e também fica bastante bem quando aquecida no microondas (alarme marmita!)
Podem usá-la para qualquer refeição (costumo acompanhar por salada ao almoço/jantar) e o melhor é que podem usar nela qualquer ingrediente que tenham no frigorífico. É só dar largas à imaginação e usar a combinação que vos parecer mais agradável ao palato. Garanto-vos, calha sempre bem! 
As tábuas que vêm nas fotos são as meninas dos meus olhos. Já não me lembrava o quão bem sabe cortar legumes numa tábua de madeira. O som da faca a bater na tábua é inigualável... e no final ainda se faz um brilharete ao servir a quiche nestas lindonas (disponíveis na Loja das Tábuas)!

Quiche fit de cogumelos, bacon e cebola
Massa:
- 250g farinha sem fermento
- 30g manteiga derretida
- 1 ovo
- 1 colher (chá) sal

Envolver a farinha com a manteiga e juntar o ovo e o sal. Envolver bem, juntando água aos poucos, amassando até obter uma massa maleável e homogénea (à mão). Moldar uma bola e reservar no frigorífico.

Recheio
- 4 ovos
- 200mL leite magro
- meio pimento
- 1 cebola grande
- 1 embalagem de bacon aos cubos
- 1 embalagem de cogumelos frescos
- sal, pimenta e orégãos qb

Cortar os legumes e reservar.
Alourar o bacon no wok e reservar em papel absorvente para remover a gordura em excesso. Com a gordura que restou no wok, fritar a cebola juntamente com o pimento e reservar. Saltear os cogumelos com sal e azeite e reservar.
Num recipiente, bater ligeiramente os ovos e juntar o leite. Temperar com sal, pimenta e orégãos a gosto. Juntar os ingredientes previamente alourados à mistura dos ovos.
Montagem:
Retirar a massa do frigorífico e, com um rolo da massa, esticar até conseguir forrar uma tarteira (~23cm diâmetro). Estender a massa sobre a tarteira (previamente forrada com papel vegetal) e cortar a massa excedente. 
Verter o recheio sobre a massa e levar ao forno pré-aquecido a 220ºC durante cerca de 30min (ou até a massa estar dourada nas pontas).

Quiche fit de cogumelos, bacon e cebola

Quiche fit de cogumelos, bacon e cebola

Quiche fit de cogumelos, bacon e cebola

Quiche fit de cogumelos, bacon e cebola

Quiche fit de cogumelos, bacon e cebola

About Ana Moço

Ana Moço

6 comentários:

  1. Ainda são 9h da manhã e eu já comia uma fatia...nhami!

    Jiji

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahahhahaha olha que para o pequeno almoço era uma inovação, Jiji :D

      Eliminar
  2. ❤ obrigada Aninhas pela referência �� no guilty quiche!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E das boas :D já me está a dar uma foooome...

      Eliminar
  3. Que bom aspecto! :D já marchava uma fatia!
    E estou aqui a pensar... Nunca fiz uma quiche! Devia ter vergonha :P um dia tento esta tua receita!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É a melhor maneira de acabar com os restos lá do frigorífico sem parecerem efetivamente restos! Tens de experimentar :) Também podes usar massa folhada/quebrada de compra... Embora fique menos saudável, fica super bom na mesma :D

      Eliminar