latest Post

Bolo de chocolate e frutos silvestres para os 26!

Bolo de chocolate e frutos silvestres

Olá a todos!

A receita de hoje tem um gostinho especial... é a do bolo do meu aniversário!
Depois de alguma investigação, ao vaguear pelo blog da Migalha Doce, encontrei o que me pareceu ser um bolo vindo dos céus, daqueles que faz crescer água na boca só de imaginar o sabor a cada dentada.
Decidi então começar a preparar-me mentalmente para mais um bolo de tripla camada e duplo recheio, just the way I like it.
Algumas horas e balbúrdia na cozinha depois, e eis que surge o meu bolo dos 26, o Bolo de chocolate e frutos silvestres. Diz quem provou (e repetiu) que ficou de comer e chorar por mais umas migalhas (doces!). Uma cobertura de chocolate negro a conjugar-se com a cremosidade e acidez da compotinha de frutos silvestres e a camada crocante e estaladiça do recheio de chocolate e avelãs. Um espetáculo, digo eu!
Entrando em detalhes mais técnicos, usei como recheios deste bolo (desculpem a falta de registo fotográfico desta parte) umas antigas estrelas da casa: o recheio crocante de chocolate de leite e avelãs da Whirlsensations (já usado antes no Naked cake de chocolate, avelã e frutos silvestres), e uma compotinha de frutos silvestres adaptada da que usei para rechear os Cupcakes Cornetto de Morango.
A grinalda (cake-topper) é provavelmente a coisa mais amorosa do mundo *.* É da Ó Artesanato é transformou um bolo de chocolate no meu bolo de chocolate.

Bolo de chocolate e frutos silvestres

Cobertura:
- 200g de chocolate negro
- 200g de natas
- pitada de sal
- 200g de mascarpone

Aquecer as natas em lume baixo até começarem a borbulhar, juntando depois o chocolate aos pedaços assim como uma pitada de sal. Mexer bem até o chocolate derreter e se misturar homogeneamente com as natas. Levar ao frigorífico durante 3h ou durante a noite.
Retirar do frio e bater o ganache com a batedeira, adicionando aos poucos o mascarpone até obter um creme macio e homogéneo.

Bolo:
- 200g de chocolate negro
- 100g de manteiga
- pitada de sal
- 1/4 caneca de café expresso
- 4 ovos
- 1 chávena de açúcar
- 1 chávena de farinha para bolos
- 1/2 colher (sobremesa) de fermento em pó

Nota: para este bolo usei a receita acima para fazer 2 camadas e depois fiz mais 1/2 das quantidades para fazer a 3ª camada.
Pré-aquecer o forno a 180ºC e barrar 2 formas (20cm diâmetro) com manteiga, polvilhando seguidamente com chocolate em pó.
Em banho-maria, colocar o chocolate. a manteiga e o sal a derreter. Mexer ocasionalmente até ficar tudo derretido. Juntar o café e mexer até ficar um creme macio. Retirar do lume e reservar.
Separar as gemas das claras e bater estas em castelo até ficarem bem firmes.
Bater o açúcar com as gemas até obter um creme esbranquiçado. A este creme, juntar as claras em castelo alternadamente com a farinha e o fermento.
Quando estiver tudo bem envolvido, adicionar o chocolate (aos poucos e mexendo sempre, caso ainda esteja muito quente) sem bater demasiado até obter uma mistura homogénea.
Verter a massa para as formas (2/3 para uma e 1/3 para outra) e levar ao forno durante 30-40 minutos. Retirar a forma com menos massa antes da outra para evitar que queime. Deixar arrefecer por completo já fora das formas.

Compotinha de frutos silvestres:
- 2 chávenas de frutos silvestres congelados
- 1/2 chávena de açúcar
- 1 colher (sopa) farinha Maizena
- 2 colheres (sopa) de água

Numa pequena tacinha, dissolver a farinha Maizena na água e reservar.
Num tacho, colocar os frutos e o açúcar e cozinhar em lume médio até levantar fervura e o açúcar dissolver. Triturar com a varinha mágica (opcional). Adicionar a mistura de farinha ao preparado dos frutos silvestres e cozinhar durante 1 minuto.
Deixar arrefecer completamente antes de usar.
Montagem:

  1. Dividir o bolo maior em 2 partes, de forma a que as 3 camadas fiquem da mesma altura;
  2. Colocar um pouco do creme da cobertura no prato de servir, fixando a camada inferior de bolo;
  3. Barrar o recheio crocante Whirlsensations, deixando uma margem de +- 1cm. Cobrir a margem com o creme da cobertura;
  4. Colocar a camada de bolo do meio e barrar com a compotinha de frutos silvestres, deixando uma margem de +- 1cm. Cobrir a margem com o creme da cobertura;
  5. Colocar a camada superior do bolo e barrar com a cobertura toda a extensão do bolo.
Bolo de chocolate e frutos silvestres

Bolo de chocolate e frutos silvestres

Bolo de chocolate e frutos silvestres

Bolo de chocolate e frutos silvestres

Bolo de chocolate e frutos silvestres

About Ana Moço

Ana Moço

0 comentários:

Enviar um comentário