latest Post

Leite condensado vegetariano sem lactose


Olá olá! :D

Já andava a marinar esta receita há bastante tempo... Tudo começou quando alguns amigos me falaram da impossibilidade de reproduzir algumas receitas por serem intolerantes à lactose.
Depois de alguma pesquisa, descobri que não é nada fácil encontrar produtos sem lactose nos hipermercados portugueses, nomeadamente leite condensado!
Surgiu então a ideia de fazer em casa este clássico da doçaria, reformulado para todos os palatos e sistemas digestivos. E porque não exigir um pouco mais? Além de não conter lactose, decidi experimentar usar como base da receita um leite de origem vegetal e tornar a receita ainda mais abrangente e vegetariana ^^
No final, aproveitei ainda para fazer um caramelo com o leite condensado e fiz uns caramelos caseiros para a família.
Garanto-vos que funciona e que fica tão espetacular como se fosse feito com leite condensado enlatado. Comprovem, divirtam-se e enviem-me as vossas experiências <3

Leite condensado vegan sem lactose
Para aproximadamente 100g:
- 250mL bebida de coco (usei da marca Alpro - podem ver aqui)
- 70g açúcar
- 1 colher (café) manteiga vegetal

Juntar os ingredientes num tacho e levar a lume médio durante 15-20min, mexendo sempre. Remover do fogão quando o leite começar a engrossar e ficar com a textura de leite condensado. Usar de imediato.

Para os caramelos caseiros:
- 1/4 chávena açúcar
- 1 colher (chá) manteiga vegetal
- 150g leite condensado

Colocar o açúcar numa sertã e deixar aquecer até formar um caramelo rico de cor não muito escura. Juntar a manteiga vegetal e mexer. Retirar do fogão e adicionar o leite condensado, mexendo sempre. Voltar a levar ao lume durante aproximadamente 5 min para engrossar um pouco e voltar a ganhar cor. Retirar do fogão, deitar o caramelo numa superfície anti-aderente e moldar em bolinhas assim que a temperatura o permitir.

Poderão querer re-visitar estas receitas:
Brownies de caramelo
Bolachinhas Twix
Tarte de maracujá


About Unknown

Unknown

0 comentários:

Enviar um comentário