latest Post

Tarte de limão merengada

Lemon merengue pie


Hoje é dia de mais um clássico!
Faço esta tarte desde que me lembro e atrevo-me a dizer que é a minha tarte preferida. Já se mascarou de bolo de aniversário, mas é a rainha da festa quando se veste de sobremesa. O disfarce de lanche também lhe cai perfeitamente :)
É mais uma receita de família e é daquelas que calha sempre bem e faz um brilharete. Se não tiverem paciência para fazer aquelas maminhas de merengue, podem simplesmente barrá-lo e ficará deliciosa na mesma.
Sem mais demoras...bom proveito!

Tarte de limão merengada


- 1,5 pacotes de bolacha maria

- 150g de manteiga
- 1 lata de leite condensado
- 1 limão
- 2 ovos L
- 2 colheres (sopa) de açúcar

Esmagar as bolachas e juntar-lhe a manteiga derretida. Mexer tudo muito bem e forrar uma forma de tarte com a mistura (~24cm diâmetro), pressionando muito bem até moldar à forma. Colocar no congelador durante pelo menos 30 minutos.

Misturar o leite condensado com o sumo e a raspa do limão e, quando estiver bem misturado, juntar as gemas, batendo bem. Deitar esta mistura sobre a base da tarte e levar ao forno a uma temperatura média (150ºC) durante 10 minutos. 
Por fim, bater as claras em castelo (à temperatura ambiente) e juntar o açúcar aos poucos. 
Deitar o preparado por cima da tarte de levar a alourar em forno médio durante cerca de 5 minutos. No final, gosto de usar o maçarico para dar mais cor ao merengue. 

Nota: na base da tarte, opto por não esmagar as bolachas até ficarem em pó e reduzo a manteiga da receita original (200g). Torna-se mais difícil de consegui fatias perfeitinhas, mas eu gosto mais de sentir a bolacha crocante e pouco gordurosa. 

Lemon merengue pie


Lemon merengue pie

About Unknown

Unknown

0 comentários:

Enviar um comentário