latest Post

Bolachinhas de gengibre Natalícias...e annie's kitchen!

Bolachinhas de gengibre Natalícias

Sejam muito bem-vindos! :D

Quem me conhece, sabe que passo a semana a pensar na doçaria que vou fazer no fim de semana. Às vezes (more often than not!), nem ao fim de semana consigo chegar... (oops!)!
Dito isto e, tendo inspiração de outras amigas bloggers que vos apresentarei mais adiante, decidi criar o meu cantinho cibernético para partilhar convosco as minhas receitas e os meus devaneios culinários!
Sou engenheira Biomédica de formação e pasteleira de coração <3
E para a receita de inauguração...



Bolachinhas de gengibre Natalícias

  • 200g açúcar mascavado
  • 100g manteiga
  • 1 colher (chá) bicarbonato de sódio
  • 360g farinha sem fermento
  • 1 ovo
  • 2 colheres (chá) gengibre em pó
  • 1 colher (chá) canela em pó
  • 3 colheres (sopa) mel
  • 1 pitada de sal
Levar ao lume o açúcar mascavado com a manteiga e o mel até ficar bem misturado. Entretanto, misturar a farinha com o bicarbonato, o sal, a canela e o gengibre num outro recipiente.
Bater o ovo e juntar à calda de açúcar em fio, mexendo sempre. Juntar este preparado anterior à mistura da farinha com as especiarias e amassar até ficar bem ligado.
Fazer uma bola com a massa, espalmar, envolver em película aderente e levar ao frio, de um dia para o outro. 
Aquecer o forno a 180ºC e estender a massa, numa superfície enfarinhada, com a ajuda de um rolo (espessura aproximada de 3-4 mm).
Cortar a massa com as formas desejadas e levar ao forno por aproximadamente 8 minutos cada fornada (ajustar de acordo com cada forno). 


Bolachinhas de gengibre Natalícias

A fase da cozedura no forno é muito importante para a textura das bolachas, por isso estejam atentos para não cozer demasiado e ficarem demasiado duras! 


Bolachinhas de gengibre NatalíciasBolachinhas de gengibre Natalícias

No final, é só dar asas à imaginação e decorar a gosto. Para a cobertura usei açúcar em pó misturado com algumas gotas de água até atingir a consistência desejada e corantes alimentares.
Experimentem! São perfeitas para decorar a árvore de Natal ou para oferecerem a quem mais gostam.
E depois da Consoada, tudo ficou mais fácil na cozinha para preparar os pratos que vou partilhar convosco. Fiquem atentos para saberem do que estou a falar ;)


Feliz Natal!

About Unknown

Unknown

6 comentários: